É a cessação total do vínculo do(a) estudante com a UFRJ. Cabe ao Decano efetuar o cancelamento da matrícula, que poderá ser voluntário ou por ato administrativo.
Quando o cancelamento for a pedido, o(a) estudante deve entrar em contato com a Coordenação de Filosofia por meio do e-mail filosofia.coord@gmail.com, encaminhando os seguintes documentos:
- Requerimento de Cancelamento de Matrícula preenchido (disponível na seção de “Requerimentos” do site dos cursos de Filosofia: https://filosofia.ifcs.ufrj.br/);
- Identidade (frente e verso em pdf);
- Declaração de “Nada Consta” emitida pela Biblioteca do IFCS (bibliotecaemprestimo@ifcs.ufrj.br, cc: biblioteca@ifcs.ufrj.br) a pedido do(a) estudante. Observação: O e-mail a ser enviado à Biblioteca deve conter “Nada Consta” no campo de assunto do e-mail e Nome completo, DRE e CPF, na mensagem.
Mais informações sobre a declaração de “Nada Consta”: SiBi – Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ – Como solicitar o nada consta?
Importante
O cancelamento de matrícula via ato administrativo ocorre quando o(a) estudante:
- Deixar de se inscrever em disciplinas em um período letivo;
- Obtiver coeficiente de rendimento (CR) inferior a 3,0 e em três períodos regulares consecutivos (exceto períodos especiais), não sendo esta contagem interrompida por períodos de trancamento ou de cancelamento de matrícula;
- Ultrapassar o prazo máximo de integralização curricular;
- Cursar, sem aproveitamento, a mesma disciplina, por quatro vezes;
- Sofrer sanção disciplinar, nos termos do código disciplinar da Universidade;
- Concluir o curso.