Status das Inscrições em Disciplinas no CRPID ou na CRID

No CRPID e na CRID, as disciplinas poderão aparecer com algumas mensagens de alerta. Excetuando-se a “inscrição normal”, as mensagens são apenas indicativos de situações que precisam ser resolvidas para que o professor não fique impossibilitado de lançar sua nota no final do semestre, pois seu nome poderá desaparecer da pauta final a depender do status.

As mensagens são:

• Falta Requisito: significa que o pré-requisito da disciplina não foi cursado ou ainda não foi lançado até a data em que o(a) estudante está enviando o pedido. Aparece também caso a disciplina tenha um co-requisito que não foi incluído no seu pedido de inscrição.
  • 1/3 (um terço) fora do curso: informa que o(a) estudante não pode estar inscrito em disciplinas fora de seu currículo em mais de um terço do total das disciplinas cursadas no semestre (cf. Resolução CEG 03/75).
  • Horário sobreposto: significa que duas ou mais disciplinas estão colidindo horário.
  • Menos de 6 Créditos: indica que o(a) estudante não pode cursar menos de 6 créditos em cada semestre, salvo com abertura de um processo, visando uma autorização especial na sua unidade. Nesta situação, deve-se enviar pedidos para mais disciplinas ou buscar regularização junto à unidade. (cf. Resoluções CEG 15/71 e 5/97).
  • Mais de 32 créditos: informa que o(a) estudante não pode cursar mais de 32 créditos, salvo com abertura de um processo visando uma autorização especial na sua unidade. (cf. Resoluções CEG 15/71 e 5/97)
  • Matrícula cancelada/Trancada: significa que sua matrícula não está ativa. Dependendo da situação, o estudante deve procurar a secretaria acadêmica ou a coordenação do curso para regularizar sua situação. Lembrando que, mesmo nesta situação, o SIGA acolhe todos os pedidos e o(a) estudante concorre às vagas normalmente, mas precisará resolver tal situação, sob pena de ter seu nome retirado da pauta final.
  • Previsão pendente: significa que há uma pendência que não é gerada pelo(a) estudante, pois deve faltar algum dado na previsão de turma (professor responsável ou local definido). Muitas vezes a turma é prevista, mas está “pendente” por algum desses motivos ou o sistema detecta que o horário ou local está colidindo com outra turma. Esse é um problema que deve ser resolvido pela secretaria acadêmica.
  • Inscrição Normal: Quando seu pedido é enviado com sucesso e sem pendências aparecerá no CRPID ou na CRID a informação “Inscrição Normal”.

Outras situações:

• Inscrição trancada: Ocorre quando o(a) estudante tranca uma disciplina em que já havia conseguido vaga (já estava num CRID anterior).
  • Disciplina já cursada: Indica que o(a) estudante não pode cursar a mesma disciplina mais de uma vez.
  • Transferido de turma: Ocorre quando o(a) estudante recolhe um pedido e encaminha para outra turma da mesma disciplina.
  • Turma desativada: Quando a turma for desativada por algum motivo, os pedidos de inscrição para ela serão informados por esse código.

Observação: Quando seu pedido é enviado e naquele momento já existem pessoas com maior prioridade dentro do número de vagas, aparecerá “Lotação Esgotada”. Lembre-se de que isso é uma situação que reflete o momento do seu envio. Como essa situação pode flutuar, pois pedidos são enviados e recolhidos durante todo processo, essa mensagem não é definitiva e somente será definida no CRID.

Importante

1. Todos os trâmites acima dizem respeito às Inscrições e Trancamentos em períodos regulares determinados por resoluções dos órgãos máximos da Universidade: CEG e CONSUNI. Atos de inscrição e trancamento de disciplinas fora do prazo especificado em resoluções possuem procedimentos distintos e serão discriminados em outro capítulo do Manual;
  2. Não é permitido cursar menos de 6 créditos em um período (salvo casos específicos a serem avaliados pela Coordenação);
  3. Não é permitido cursar mais de 32 créditos em um período (salvo casos específicos a serem avaliados pela Coordenação);
  4. O número de disciplinas que não integram o currículo não pode exceder 1/3 do número total de disciplinas no qual o(a) estudante está inscrito¹;
  5. Não é permitido cursar duas ou mais disciplinas com quaisquer colisões de horário, sendo necessário o trancamento de uma ou mais disciplinas que estejam causando essa intercorrência de forma que a situação fique normalizada.

¹ Pela característica dos cursos de Filosofia, a mensagem de “1/3 fora do curso” costuma aparecer constantemente nas inscrições dos estudantes. Estas mensagens devem ser regularizadas no período de regularização de inscrição em disciplinas.