Regularização de Inscrições em Disciplinas

Passados os períodos de Inscrição em Disciplinas e de Alteração de Inscrição em Disciplinas, no CRPID e na CRID do(a) estudante, as disciplinas poderão aparecer com algumas mensagens de alerta. Excetuando-se a “inscrição normal”, as mensagens são apenas indicativos de situações que precisam ser resolvidas para que o professor não fique impossibilitado de lançar sua nota no final do semestre, pois seu nome poderá desaparecer da pauta final a depender do status.

As mensagens são:

1. Falta Requisito: significa que o pré-requisito da disciplina não foi cursado ou ainda não foi lançado até a data em que o(a) estudante está enviando o pedido. Aparece também caso a disciplina tenha um co-requisito que não foi incluído no seu pedido de inscrição.
  2. 1/3 (um terço) fora do curso: informa que o(a) estudante não pode estar inscrito em disciplinas fora de seu currículo em mais de um terço do total das disciplinas cursadas no semestre (cf. Resolução CEG 03/75).
  3. Horário sobreposto: significa que duas ou mais disciplinas estão colidindo horário. Não é permitido pela Instituição em hipótese alguma e não será regularizado em nenhuma hipótese.
  4. Menos de 6 Créditos: indica que o(a) estudante não pode cursar menos de 6 créditos em cada semestre, salvo com abertura de um processo, visando uma autorização especial na sua unidade. Nesta situação, deve-se enviar pedidos para mais disciplinas ou buscar regularização junto à unidade. (cf. Resoluções CEG 15/71 e 5/97).
  5. Mais de 32 créditos: informa que o(a) estudante não pode cursar mais de 32 créditos, salvo com abertura de um processo visando uma autorização especial na sua unidade. (cf. Resoluções CEG 15/71 e 5/97)

Importante

Somente estudantes na condição de concluinte/formando, na iminência da colação de grau ao fim do referido período acadêmico no qual solicitou a regularização, terão as suas solicitações de Menos de 6 Créditos e Mais de 32 créditos analisadas. Ainda assim, a Coordenação de Curso analisará caso a caso e poderá ou não autorizar a regularização destas mensagens.

Como solicitar regularização?

Há dois procedimentos para regularização de disciplinas: Um para as irregularidades de 1/3 (um terço) fora do curso, Menos de 6 Créditos e Mais de 32 créditos e outro para Falta de Requisito (este depende de autorização de outros departamentos).

1) Regularização de 1/3 (um terço) fora do curso, Menos de 6 Créditos e Mais de 32 créditos:

De acordo com o Calendário Acadêmico vigente de cada semestre, será disponibilizado o link do Formulário Eletrônico de Regularização de Inscrição em Disciplinas pela Coordenação de Curso. Este Formulário Eletrônico terá de ser preenchido pelos estudantes que possuem em sua CRID as seguintes irregularidades: 1/3 (um terço) fora do curso, Menos de 6 Créditos e Mais de 32 créditos

O Formulário Eletrônico de Regularização de Inscrição em Disciplina é sempre disponibilizado no site dos cursos de Filosofia na área “Formulários Eletrônicos”.

2) Autorização/Regularização de Falta Requisito:

A maioria dos casos de inscrição irregular por falta de requisito ocorre em disciplinas externas ao Departamento de Filosofia e, para regularização, primeiramente é necessário a abertura de processo solicitando ao curso de origem da disciplina a autorização para que o estudante de Filosofia possa cursá-la.

Dessa forma, se faz necessário que seja preenchido o Requerimento de Regularização de Disciplinas (documento em formato pdf) e que este seja enviado à Coordenação de Filosofia (filosofia.coord@gmail.com) junto a um documento de identificação com foto (também em formato pdf).

De posse do requerimento e do documento de identificação, a Coordenação abrirá um processo eletrônico e o encaminhará ao departamento competente para que ele autorize que o(a) estudante curse a disciplina. Lembramos que o departamento responsável pela disciplina pode autorizar ou não a solicitação.

Caso o departamento responsável autorize que o estudante curse a disciplina sem o requisito originalmente necessário, então a Coordenação aplicará a regularização no sistema.

Importante

1. Sempre acompanhe a efetivação da sua solicitação via emissão do documento da CRID. Em caso de trancamento de disciplina(s), favor verificar o status das demais na CRID.
    Ao solicitar trancamento de uma ou mais disciplinas, a condição de inscrição das demais disciplinas pode ser alterada.
  2. As comunicações sobre o formulário são realizadas via SIGA (para não ingressantes) e via mensagem particular de e-mail (para ingressantes) logo, fique atento e mantenha seu e-mail cadastrado do SIGA e na Coordenação sempre atualizados.

Aviso: Não curse disciplinas com inscrição irregular, seu esforço será em vão, pois a disciplina não poderá ser incluída no seu histórico escolar e isso o obrigará a cursá-la novamente.