A inscrição pode ocorrer em 3 fases: inscrição, alteração e desistência (trancamento); cada uma tem seu período definido por calendário acadêmico da UFRJ e pode ser feita por via pedido no sistema Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA), que deverá ser posteriormente efetivada, e via direta, isto é, pelo Coordenador ou pela Secretaria Acadêmica do Curso. Nos cursos de Filosofia, a inscrição de forma direta é realizada pela Coordenação de Curso.
SIGA: https://intranet.ufrj.br/portal/bem-vindoa-intranet-ufrj/
Inscrição em Disciplinas (ID)
Para os estudantes ingressantes, a inscrição em disciplinas é feita de forma direta pela Coordenação do curso em período determinado pelo Calendário Acadêmico.
Para tal, será aberto e disponibilizado no site https://filosofia.ifcs.ufrj.br/ , na aba “Formulários Eletrônicos”, um formulário eletrônico para que esses alunos escolham as disciplinas que desejam cursar naquele segmento.
Ao ingressante é assegurada a vaga nas turmas que solicitou.
Os alunos do 2º (segundo) período em diante devem realizar os seus pedidos de inscrição diretamente no SIGA (http://intranet.ufrj.br). Uma vez no sistema, procure o Serviço de Pedido de Inscrição em Disciplina e preencha com atenção as informações relativas às disciplinas que você pretende cursar. Ao final, faça a efetivação do seu pedido e observe a mensagem que surgirá. Terminada esta etapa, o sistema gerará o Comprovante de Pedidos de Inscrição em Disciplinas ou CRPID.
O CRPID é um documento que atesta que o estudante solicitou inscrição em disciplina no período correto, ou seja, representa somente um “recibo” do envio dos pedidos de inscrições em disciplinas, sem garantia de vaga na turma.
Após a solicitação de vaga na turma por meio do pedido de inscrição em disciplina, haverá o período de Concordância, onde o Coordenador ou a DRE deverão concordar ou não com a solicitação de inscrição em disciplinas feita pelo estudante. Somente após esta etapa é que o SIGA gerará a CRID, ou Comprovante da Inscrição em Disciplina , que é o documento oficial que comprova a efetivação das inscrições e garante as vagas nas disciplinas escolhidas.
Importante
- A Coordenação recomenda que o(a)estudante se inscreva em aproximadamente 5 (cinco) disciplinas por semestre a fim de que se cumpra o currículo do curso com tranquilidade e dentro dos prazos estipulados pela Instituição.
- Após quaisquer modificações, sempre guarde consigo ou imprima a o CRPID ou a CRID. Ambas podem ser solicitadas para fins de comprovação em caso de bugs no sistema SIGA.
- A efetivação da inscrição do estudante depende do número de vagas de uma disciplina. Se a procura for superior à oferta, ou seja, às vagas oferecidas, critérios previamente definidos pelos coordenadores de cada curso definirão a turma.
- Caso você não receba a mensagem de confirmação até o início das aulas, acesse o SIGA e busque a sua CRID. Qualquer irregularidade deve ser imediatamente reportada à Coordenação do Curso.
Aviso: Não curse disciplinas com inscrição irregular, seu esforço será em vão, pois a disciplina não poderá ser incluída no seu histórico escolar e isso o obrigará a cursá-la novamente.
Irregularidades
- Falta Requisito: significa que o pré-requisito da disciplina não foi cursado ou ainda não foi lançado até a data em que o(a) estudante está enviando o pedido. Aparece também caso a disciplina tenha um co-requisito que não foi incluído no seu pedido de inscrição.
- 1/3 (um terço) fora do curso: informa que o(a) estudante não pode estar inscrito em disciplinas fora de seu currículo em mais de um terço do total das disciplinas cursadas no semestre (cf. Resolução CEG 03/75).
- Horário sobreposto: significa que duas ou mais disciplinas estão colidindo horário.
- Menos de 6 Créditos: indica que o(a) estudante não pode cursar menos de 6 créditos em cada semestre, salvo com abertura de um processo, visando uma autorização especial na sua unidade. Nesta situação, deve-se enviar pedidos para mais disciplinas ou buscar regularização junto à unidade. (cf. Resoluções CEG 15/71 e 5/97).
- Mais de 32 créditos: informa que o(a) estudante não pode cursar mais de 32 créditos, salvo com abertura de um processo visando uma autorização especial na sua unidade. (cf. Resoluções CEG 15/71 e 5/97)
- Matrícula cancelada/Trancada: significa que sua matrícula não está ativa. Dependendo da situação, o estudante deve procurar a secretaria acadêmica ou a coordenação do curso para regularizar sua situação. Lembrando que, mesmo nesta situação, o SIGA acolhe todos os pedidos e o(a) estudante concorre às vagas normalmente, mas precisará resolver tal situação, sob pena de ter seu nome retirado da pauta final.
- Previsão pendente: significa que há uma pendência que não é gerada pelo(a) estudante, pois deve faltar algum dado na previsão de turma (professor responsável ou local definido). Muitas vezes a turma é prevista, mas está “pendente” por algum desses motivos ou o sistema detecta que o horário ou local está colidindo com outra turma. Esse é um problema que deve ser resolvido pela secretaria acadêmica.
- Inscrição Normal: Quando seu pedido é enviado com sucesso e sem pendências aparecerá no CRPID ou na CRID a informação “Inscrição Normal”.
Outras situações:
- Inscrição trancada: Ocorre quando o(a) estudante tranca uma disciplina em que já havia conseguido vaga (já estava num CRID anterior).
- Disciplina já cursada: Indica que o(a) estudante não pode cursar a mesma disciplina mais de uma vez.
- Transferido de turma: Ocorre quando o(a) estudante recolhe um pedido e encaminha para outra turma da mesma disciplina.
- Turma desativada: Quando a turma for desativada por algum motivo, os pedidos de inscrição para ela serão informados por esse código.
Alteração de Inscrição em Disciplinas (AID)
O período de AID abrange as vagas ociosas remanescentes do período de inscrição em disciplinas (ID). Aos alunos (ingressantes ou não) é dado o direito de alterar seus planos de estudos, as matérias que estão cursando, dentro de período específico determinado pelas Resoluções CEG do semestre corrente.
Para os ingressantes, a alteração deverá ser solicitada dentro do prazo discriminado pelo calendário acadêmico por meio de um formulário eletrônico que será disponibilizado pela coordenação do curso no site https://filosofia.ifcs.ufrj.br/ na aba Formulários Eletrônicos. Neste formulário o estudante
poderá solicitar tanto a inclusão quanto a exclusão de disciplinas.
Os estudantes que não são ingressantes devem respeitar o calendário determinado pelo CEG, realizar seu acesso ao SIGA e fazer as alterações (exclusão/trancamento ou inclusão de disciplinas) no período correto.
Da mesma maneira que ocorre no período de Inscrição em Disciplinas (ID), após efetuadas as modificações no período de AID, o sistema gerará uma CRPID e apenas após as etapas de concordância (coordenação ou da DRE) e de efetivação/confirmação em sistema, é que será gerada a CRID (comprovante de inscrição em disciplina).
Importante: Após quaisquer modificações, sempre guarde consigo ou imprima a o CRPID ou a CRID. Ambas podem ser solicitadas para fins de comprovação em caso de bugs no sistema SIGA.
Trancamento de Inscrição em Disciplinas (TID)
A desistência da inscrição em disciplina é autorizada enquanto não haja decorrido um quarto do período letivo e obedece ao calendário determinado por Resolução CEG.
Da mesma maneira que ocorre no período de Inscrição em Disciplinas (ID), após efetuadas as modificações no período de TID, o sistema gerará uma CRPID e apenas após as etapas de concordância (coordenação ou da DRE) e de efetivação/confirmação em sistema, é que será gerada a CRID (Comprovante de inscrição em disciplina).
Para os ingressantes, o trancamento deverá ser solicitado dentro do prazo discriminado pelo calendário acadêmico por meio de um formulário eletrônico que será disponibilizado pela coordenação do curso no site https://filosofia.ifcs.ufrj.br/ na aba Formulários Eletrônicos.
Importante: Após quaisquer modificações, sempre guarde consigo ou imprima a o CRPID ou a CRID. Ambas podem ser solicitadas para fins de comprovação em caso de bugs no sistema SIGA.