Contagem de Créditos para Colação de Grau

Na contagem de créditos, que tem por objetivo a habilitação à colação de grau, a coordenação verifica se o(a) estudante obteve aprovação em todos os créditos necessários para a integralização do curso, incluindo os créditos referentes à Monografia e às Atividades Complementares.

A contagem dos créditos é norteada pelas seguintes regras:

1) Atividades Acadêmicas Obrigatórias: Nesse grupo análise é feita de forma simples, onde todos os créditos devem ter sido cumpridos pelo(a) estudante. Sem exceção. No Bacharelado são 15.0 créditos e na Licenciatura 55.0 créditos.

2) Atividades Acadêmicas Optativas: A coordenação averiguará se o(a) estudante cumpriu o mínimo de créditos necessários desse grupo. Neste sentido, o(a) aluno a) de Bacharelado deverá escolher livremente pelo menos 76.0 créditos de disciplinas ofertadas pelo Departamento de Filosofia e o aluno de Licenciatura deverá escolher livremente 56.0 créditos de disciplinas ofertadas pelo Departamento de Filosofia.

3) Atividades Acadêmicas Optativas (Escolha Restrita): A coordenação averiguará se o(a) estudante cumpriu o mínimo de créditos necessários desse grupo. O(a) estudante deve cursar pelo menos 2 disciplinas de cada um dos grupos de História da Filosofia: 2 de Antiga, e de Medieval, e de Moderna e 2 de Contemporânea) e pelo monos 1 disciplina de cada Grupo temático (1 de Ética, 1 de Estética, 1 de Teoria de conhecimento e 1 de Metafísica).

Importante observar que os créditos dos grupos que compõem as Atividades Acadêmicas Optativas – Escolha Restrita que foram cursados de forma excedente pelo(a) estudante poderão ser utilizados para cumprimento da carga horária que falta do grupo de Atividades Acadêmicas Optativas ou Livre Escolha, conforme análise da Coordenação. O contrário não é possível.

Ademais, créditos excedentes de Atividades Acadêmicas Optativas – Escolha Restrita oriundos de transferência de crédito ou dispensa de disciplina não poderão ser utilizados para fins de cumprimento da carga horária que falta do grupo de Atividades Acadêmicas Optativas.

4) Disciplinas de Livre Escolha: A coordenação averiguará se o(a) estudante cumpriu o mínimo de créditos necessários desse grupo. O(a) estudante de Bacharelado deve escolher e cursar um mínimo de 24.0 créditos em quaisquer disciplinas oferecida em qualquer curso da UFRJ (inclusive no curso de Filosofia), e o aluno(a) de Licenciatura deve escolher 8.0 créditos nessas disciplinas.

Importante observar que as disciplinas de outros Departamentos ou Unidades que foram cursadas com aprovação pelo(a) estudante serão discriminadas no BOA em “Atividades Acadêmicas Cursadas e Não Explicitadas” e poderão contar como créditos para as disciplinas de Livre Escolha mediante análise da Coordenação. O contrário não é possível.