Alteração de Grau e Frequência

A Alteração de Grau e frequência é o procedimento requerido pelo(a) estudante por meio do Requerimento de Alteração de Grau e frequência (AGF) e destina-se aos seguintes casos:

1. Quando o requerente solicita a Inclusão de Disciplina/Grau passado o período letivo no qual o(a) estudante cursou a referida disciplina;
  2. Quando o requerente solicita a Exclusão de Disciplina/Grau passado o período letivo no qual o(a) estudante cursou a referida disciplina;
  3. Quando o requerente solicita a Substituição de Grau passado o período letivo no qual o(a) estudante cursou a referida disciplina.

Para todos os casos, se faz necessário a abertura de processo eletrônico no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) após o(a) estudante preencher o Requerimento de Alteração de Grau e Frequência disponível na seção de “Requerimentos” e enviá-lo a Coordenação de Curso juntamente com todo e qualquer documento que corrobore as justificativas apresentadas no pleito e uma cópia de sua identidade (.pdf).

É importante frisar que nos processos de inclusão e de substituição de nota/disciplina se faz necessário também que o estudante encaminhe junto à documentação necessária para a abertura do processo, a troca de mensagens com o professor responsável pela disciplina (.pdf), ou documento confeccionado por este (.pdf), onde consta que o(a) referido(a) estudante não só frequentou as aulas como obteve aprovação na matéria.

Ademais, todos os processos devem passar pelo departamento para a ciência do professor responsável pela disciplina, porém os processos de Inclusão e Exclusão devem obrigatoriamente passar também pela análise e deliberação da COAA do Curso e da Congregação do IFCS antes da efetivação do pedido.

Em suma, segue abaixo lista de documentos necessários para cada caso:

1) AGF de exclusão de nota/disciplinas

• 1.1 – Requerimento de Alteração de Grau e Frequência prenchido e assinado;
  • 1.2 – Quaisquer documentos comprobatórios que se fizerem necessários para ratificar a justificativa explicitada no requerimento;
  • 1.3 – Identidade válida digitalizada (.pdf).

2) AGF de inclusão e de substituição de nota/disciplinas

• 2.1 – Requerimento de Alteração de Grau e Frequência prenchido e assinado;
  • 2.2 – Quaisquer documentos comprobatórios que se fizerem necessários para ratificar a justificativa explicitada no requerimento;
  • 2.3 – Identidade válida digitalizada (.pdf)
  • 2.4 – E-mail ou documento confeccionado pelo(a) professor(a) da disciplina pleiteada confirmando que o(a) referido(a) estudante não só frequentou as aulas como obteve aprovação na matéria (.pdf).