Destinado a avaliar as contribuições do estágio para o percurso formativo do estudante, assim como as condições de acompanhamento do estágio supervisionado (item 3.2.4 do Edital). Considera-se orientador de estágio o docente da IES responsável pelo acompanhamento do estágio supervisionado obrigatório no curso de graduação do estudante, cadastrado pelo Coordenador de Curso no Sistema Enade (item 3.9.1 do Edital).
Etapas da Avaliação da Prática
Etapa 1: Do estudante
O estudante deverá cumprir as seguintes fases:
- alinhar com o supervisor de estágio a data específica para uma aula, com duração de 1(um) hora-aula, na qual realizará a regência de classe*;
- Preencher, no prazo de até 10 dias corridos antes da aula a ser avaliada, o Questionário de AP do Estudante, disponibilizado no Sistema Enade. No momento do preenchimento será necessário depositar no sistema as atividades desenvolvidas no estágio supervisionado e preencher o plano de aula que será avaliado pelo Supervisor de Estágio.
*Observação: Antes do início da aula, o estudante deverá entregar ao Supervisor de Estágio uma cópia do plano da aula a ser avaliada. O conteúdo deve ser idêntico àquele depositado no sistema ENADE (item 2 acima).
Etapa 2: Do Supervisor de Estágio
Após o preenchimento do Questionário de AP pelo Estudante, o Professor Supervisor de Estágio deverá:
- Acessar o Sistema Enade para tomar conhecimento do Questionário de AP;
- Assistir a aula ministrada pelo estudante, na data previamente acordada e, com base no plano de aula presentado, avaliar e anotar a pontuação pertinente conforme instruções do INEP;
- Preencher o Instrumento de AP pelo Supervisor de Estágio, no Sistema Enade, no prazo de 10 dias corridos após a data da aula observada e avaliada.
Etapa 3: Do Orientador de Estágio
Por fim, o Professor Orientador de Estágio, após a conclusão do preenchimento do Instrumento de AP pelo Professor Supervisor, deverá:
- Preencher o formulário contextual denominado Questionário de AP pelo Orientador de Estágio, no Sistema Enade, no qual:
a) Informará a sua experiência nesta função e as condições de acompanhamento e orientação do estágio na IES;
b) Informará as atividades de estágio realizadas pelo estudante, bem como as contribuições do estágio para o percurso formativo do estudante;
c) Avaliará o desempenho do estudante na aula observada pelo supervisor, considerando a avaliação feita pelo supervisor na escola e as expectativas formativas conforme projeto pedagógico do curso de licenciatura.
Para mais informações, ver item 18 do Edital.